Níveis

Níveis

O nosso sistema de níveis baseia-se no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

ESQUEMA DE NÍVEIS

BASEADO NO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA DE LÍNGUAS

 

Descrição da Estrutura dos Cursos

A1 – Utilizador Elementar – Nível de Iniciação

Compreender e utilizar expressões usuais e frases muito simples para satisfazer necessidades básicas e concretas do quotidiano. Reconhecer palavras escritas isoladas, assim como frases muito fáceis. Apresentar-se, apresentar alguém, fazer perguntas sobre dados pessoais e responder ao mesmo tipo de questões. Responder a e formular perguntas de forma simples, com a ajuda do interlocutor, sobre qualquer coisa de necessário e imediato ou sobre um assunto conhecido. Descrever de forma simples, pessoas e locais. Preencher formulários com dados pessoais. Produzir enunciados muito curtos e simples (mensagem, postal de férias,…)

A2 – Utilizador Elementar – Nível de Desenvolvimento

Compreender frases soltas e expressões utilizadas com frequência em assuntos prioritários, por exemplo, informações pessoais sobre compras, trabalho e familia. Encontrar uma informação previsivel e concreta em textos escritos simples. Compreender o essencial de uma mensagem simples, breve e clara. Comunicar numa situação rotineira, em troca directa de informações sobre actividades e assuntos conhecidos. Descrever uma pessoa, um local, um objecto, o seu meio e evocar um assunto do seu interesse. Produzir enunciados curtos e simples (nota, mensagem, carta pessoal,…)

B1 – Utilizador Independente – Nível Limiar

Compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares. Comunicar na maioria das situações encontradas no país (ou países) onde se fala o inglês. Produzir enunciados, usando um discurso simples e coerente sobre assuntos que são familiares ou de interesse pessoal do aprendente. Narrar experiências, acontecimentos e sonhos. Descrever pessoas, situações, objectos, sentimentos, esperanças e ambições. Expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

B2 – Utilizador Independente – Nível Avançado

Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos. Comunicar, com um certo grau grau de espontaneidade e de à-vontade, com falantes nativos. Exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedades de temas. Explicar um ponto de vista sobre temas da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

C1 – Utilizador Experiente – Nível de Autonomia

Compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implicitos. Exprimir-se de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. Usar a língua de modo flexivel e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o dominio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

C2 – Utilizador Experiente – Nível de Mestria

Compreender sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. Resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. Exprimir-se espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.